quarta-feira, 27 de maio de 2009

Melhores do Mundo



O que você pensaria ao ler o título acima? Muitos imaginariam que estou falando do Barcelona, outros muitos de Lionel Messi. Pois bem, as duas alternativas estão corretas. Os que ainda tinham dúvidas não as têm mais. Hoje mais cedo, os indecisos puderam tirar a prova de quem é enfim, o melhor, aliás, quem são os melhores: Manchester United ou Barcelona e Cristiano Ronaldo ou Messi.
Na tarde (no Brasil) desta quarta-feira, 27 de maio de 2009, todos tiveram a honra de acompanhar a mais uma decisão do campeonato de clubes mais valioso do planeta, a Liga dos Campeões da Europa. Na disputa pela taça, uma equipe inglesa e outra espanhola lutavam pela hegemonia de seu país com mais conquistas na competição. No final, Barça campeão!
A partida começou com o time de Cristiano Ronaldo partindo para cima, criando pelo menos 3 chances de gol logo no início. O gajo por sinal, era o jogador mais perigoso em campo até então, buscando jogo e querendo mostrar de que o título de melhor jogador da temporada estaria em ótimas mãos. O gol era questão de tempo e ele não demorou a acontecer, mas foi de Samuel Eto'o. Um balde de água fria nos Diabos Vermelhos. Na primeira jogada de ataque do time espanhol, o camaronês recebeu, deu um lindo corte em Vidic e bateu fazendo o primeiro gol do jogo, aos 9'. Daí em diante o panorama da partida mudou, o Barcelona se acalmou em campo e botou a bola no chão, jogando aquele futebol que todos já conhecem e que o credencia ao melhor time da atualidade. Sempre com toques e tabelas rápidas, principalmente entre o trio Xavi, Iniesta e Messi o Manchester apenas marcava e não criava chances de gol, e assim foi até o final da primeira etapa.
Na volta do intervalo, Sir Alex Ferguson tentou consertar taticamente sua equipe, mas o fez de forma errada. Ao longo de todo o ano, a equipe se acostumou a jogar sempre com um centroavante, seja ele Tevez ou Berbatov(os dois começaram no banco). O argentino veio a campo, mas no lugar de Ânderson, jogador responsável pela ligação entre a defesa e o ataque, e não no lugar de Park, talvez o pior do jogo. Resultado: de nada adiantou a mudança. O Barça continuou sendo o dono do jogo. Cristiano Ronaldo cada vez menos era notado em campo, enquanto do outro lado Messi buscava jogo e era uma engrenagem importante no esquema de Guardiola. E foi aos 24' que num passe milimétrico de Xavi Hernandez, a estrela do camisa 10 falou mais alto. Bola na medida para o argentino, que subiu sozinho e de cabeça colocou no fundo das redes de Van der Sar, seu nono gol na competição, artilheiro isolado. 2 a 0 no placar e pouco mais de vinte minutos para a história se reverter. O treinador inglês ainda promoveu algumas alterações, mas foi como não as tivessem feito. O Manchester não conseguia jogar, esbarrando sempre na marcação espanhola. E assim foi até o suíço Massimo Busacca apitar o término do jogo aos 48'. Festa dos jogadores em campo e dos torcedores nas ruas de Barcelona. Um ano perfeito para o time espanhol, com as conquistas da Taça do Rei, Liga Espanhola e agora, Liga dos Campeões. Um ano mágico para Messi, que além do título, arrecadou a chuteira de ouro do torneio com 9 gols. Não há mais dúvidas, Barcelona e Messi, os melhores do mundo.





Ficha Técnica

Barcelona (ESP) 2 x 0 Manchester United (ING)

Barcelona

Valdés, Puyol, Touré, Piqué e Sylvinho; Busquets, Xavi e Iniesta (Pedro); Messi, Eto'o e Henry (Keita)

Técnico: Josep Guardiola

Manchester Utd

Van der Sar, O'Shea, Ferdinand, Vidic e Evra; Carrick, Anderson (Tevez) e Giggs (Scholes); Park (Berbatov), Rooney e Cristiano Ronaldo

Técnico: Alex Ferguson

Gols: Eto'o, aos 9 minutos do primeiro tempo, e Messi, aos 24 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Piqué (BAR), Cristiano Ronaldo, Vidic e Scholes (MAN)

Estádio: Olímpico de Roma (ITA). Data: 27/05/2009. Árbitro: Massimo Busacca (SUI). Auxiliares: Matthias Arnet (SUI) e Francesco Buragina (SUI)


Um comentário:

Nando disse...

boa análise da partida
parabéns nenhÊÊ!